Um gesto simples de solidariedade pode salvar até quatro vidas. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro vai realizar, entre os dias 24 e 28 de novembro, a Semana do Doador de Sangue.
A iniciativa também faz parte das comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.
Para receber os doadores, a Santa Casa realizou mudanças na sala de coleta, que recebeu novas plotagens nas paredes com mensagens de incentivo à doação de sangue.
Além disso, o lanche que já é entregue após a doação também será especial.
De acordo com o enfermeiro coordenador do Banco de Sangue, Guilherme Polastrelle, essa é uma forma de homenagear os doadores que ajudam a salvar vidas.
“A gente pede para que as pessoas que não são doadoras também venham fazer a doação. Principalmente com a chegada das festas de fim de ano, a demanda aumenta e o número de doações cai. Por isso, é importante que o banco de sangue esteja sempre abastecido para socorrer os pacientes que precisam de transfusão.”
Nesta sexta-feira, alguns tipos sanguíneos estão abaixo do nível ideal. O B negativo, por exemplo, está zerado. Já os tipos AB negativo, AB positivo e A negativo estão em estado crítico.
O Banco de Sangue da Santa Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.