Uma iniciativa do coordenador de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, dr. Gastão Rosa, está ajudando os pacientes com doença renal crônica a terem mais conforto no tratamento.
O hospital conseguiu adquirir por meio de doações 13 novas poltronas. Cada uma delas custa em média R$ 3,4 mil.
O Sicoob Credirochas fez a doação de 10 cadeiras. Já o Sicoob Sul entregou mais duas e um doador anônimo fez mais uma.
O coordenador explica que a iniciativa surgiu para oferecer aos pacientes da hemodiálise mais qualidade de vida, já que passam até três horas sentados enquanto fazem o tratamento.
O médico contou ainda que se sensibilizou e procurou algumas empresas e voluntários para pedir ajudar na tentativa de conseguir uma cadeira mais confortável.
“Nós temos bons relacionamentos com algumas empresas e pessoas. Fizemos uma conversa e graças a Deus conseguimos as 13 cadeiras para acomodar os pacientes com mais conforto”, explicou.
Outras 10 cadeiras também vão passar por manutenção e o serviço será feito de forma voluntária pelo Rotary Club de Cachoeiro.
E a campanha continua. Quem quiser ajudar também pode entrar em contato diretamente com o setor de Hemodiálise da Santa Casa.
“Qualquer doação é bem-vinda. Temos 28 vagas de diálise e 13 cadeiras novas. Acredito que mais algumas ajudariam bastante na modernização do setor, ofertando aos pacientes mais qualidade de vida durante o tratamento”, reforçou.
A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é um dos hospitais referência no tratamento de hemodiálise no sul do Estado.
Possui o 2° maior Centro de Hemodiálise fora da Região Metropolitana e foi pioneira no tratamento no sul capixaba. Só em 2022, foram realizados 17 mil atendimentos de hemodiálise em três turnos.