Santa Casa faz prestação de contas na Câmara e anuncia projeto de ampliação

A diretoria e membros do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro estiveram, nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Vereadores para fazer uma prestação de contas das atividades realizadas durante o ano de 2023.

No encontro, a direção da instituição também anunciou a criação de um projeto de ampliação na sua infraestrutura oferecida aos pacientes SUS. De acordo com o superintendente da Santa Casa, Afrânio Emílio Carvalho da Silva, apresentou um relatório com os números realizados pelo hospital.

Para se ter uma ideia, o número de internações em 2022 chegou a 8.951 contra 8.724 no ano anterior. Além disso, no ano passado o hospital registrou 31 mil atendimentos de urgência, oito mil cirurgias e 17 mil atendimentos de hemodiálise.

O coordenador do Pronto Socorro, Dr. Victor Hugo, destacou o trabalho de gestão desenvolvido no PS que possibilitou agilidade e qualidade nos serviços prestados.

O coordenador do Setor de Ortopedia, Dr. Lorran Cocque Fonseca, afirmou que o novo modelo de contratualização com o Governo do Estado foi benéfico para o hospital. Além disso, o Santa Casa também passou a fazer cirurgias inéditas e serviços de alta complexidade, que antes eram feitos somente fora de Cachoeiro.

O superintendente destacou ainda a aquisição de um novo equipamento de tomografia, um investimento de mais de R$ 1 milhão que permite a realização de exames de alta complexidade.

Ampliação

Com uma estrutura física antiga que necessita de intervenções, a Santa Casa fez a adequação do seu Plano Diretor Hospitalar. A primeira fase de obras contemplará reforma e construção dos blocos denominados C e D. O valor total do investimento de R$ 36 milhões. O recurso está sendo feito por meio de captação com a iniciativa pública e privada.

“A Santa Casa tem um plano diretor em andamento com algumas expectativas de ampliação do seu serviço. Estamos com esse sonho e o sonho já começou. Estamos com o protocolo aguardando a aprovação da ampliação por parte da prefeitura”, afirmou.

Segundo ele, nesse primeiro momento o projeto contempla uma área de mil metros quadrados com quatro pavimentos. “Muito em breve vamos trazer essa notícia para os senhores de que as obras começaram”, afirmou.

Após a apresentação, os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do hospital e também parabenizaram a diretoria pela condução dos trabalhos que tem sido feito na instituição.

“Em nome de todo o Conselho tenho que agradecer pela parceria e oportunidade que essa casa tem nos dado ao longo desses anos. Estaremos sempre de portas abertas para o diálogo e a construção do que pudermos ajudar”, declarou o superintendente.

A vice-presidente da Santa Casa, Nercedes Canal, também fez uma fala de agradecimento em nome de todo o conselho.

“Agradecemos a essa casa por nos acolher tão bem e registrar o reconhecimento pelo nosso trabalho. A Santa Casa está procurando fazer sempre o melhor junto com sua equipe técnica e médica”.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro terá cirurgia bariátrica para pacientes de convênio e particular

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa vai beneficiar cinco pessoas

Pintores se unem para reforçar estoque de sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Últimos dias de inscrição para Residência em Medicina Intensiva

Santa Casa Cachoeiro forma três turmas de Residência Médica

Santa Casa Cachoeiro dá início ao processo de acreditação ONA

Fazenda da Santa Casa inicia colheita de até 25 toneladas de alimentos

Médico alerta para riscos de doenças causadas pelas enchentes