A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, nesta quinta-feira (3), uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio. A iniciativa faz parte da Campanha Setembro Amarelo.
Na tenda montada no pátio do hospital, os funcionários foram recebidos com música, receberam brindes e tiveram acesso a diversas mensagens motivacionais.
Além disso, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com a Cipa, também criou um espaço para que os funcionários pudessem fazer fotos com o tema da campanha.
"O objetivo é mostrar as causas que podem levar ao suicídio e alertar para a prevenção. Além disso, queremos mostrar que ninguém está sozinho e que estamos à disposição para auxiliá-lo com ajuda de um profissional em caso de algum problema de saúde".
Redes Sociais
As redes sociais chegaram para ficar no mundo inteiro e tem ganhado cada vez mais força e novos adeptos. Embora sejam uma ferramenta para estreitar relacionamentos, se não tomar cuidado também podem causar problemas emocionais.
É o que explica o psicólogo Tiago Nunes Botura, que atua no Santa Casa Especialidades. Para ele, as redes sociais têm contribuído para despertar doenças emocionais em determinadas pessoas.
“E a depressão, em grau elevado que gera muitas vezes o suicídio, é uma dessas doenças”, alertou o especialista.
Botura ressalta ainda que atualmente muitas pessoas vivem uma vida nas redes sociais onde demonstra estarem felizes, mas na verdade tentam mascarar o que realmente estão sentindo.
Normalmente quem está caminhando para uma doença emocional, como a depressão, por exemplo, emite alguns sinais que é preciso ficar alerta.
Os mais comuns são os de pensamento catastrófico, baixa autoestima, isolamento social, pensamento em suicídio com planejamento e ideias de como concretizar o ato.