Já diz o ditado popular que quem canta seus males espanta. E pensando nisso, o Lar Adelson Rebello Moreira, instituição que faz parte do Grupo Santa Casa Cachoeiro, está usando música para deixar o clima mais tranquilo para os idosos que vivem no local.
Segundo a gerente do Lar, Cíntia Melo, diariamente são colocadas músicas de diversos estilos pela manhã, quando os idosos estão reunidos para o banho de sol.
E a iniciativa vem trazendo resultados positivos, já que além de proporcionar um ambiente mais tranquilo e animado, também ajuda a melhorar a qualidade de vida.
A gerente explicou que um dos benefícios é estimular a memória afetiva. Segundo ela, muitos acabam se recordando de momentos vividos durante a vida ao ouvir as canções.
Outro ponto positivo é proporcionar o bem estar. Muitos quando ouvem as músicas selecionadas se animam para dançar com os demais colegas, o que promove um clima espontâneo de descontração e confraternização.
Além disso, quando estão ouvido músicas, os idosos tendem a cantar a letra e, com isso, acabam também estimulando a fala.
“Além de todos esses benefícios, conseguimos também proporcionar um ambiente mas alegre, fortalecendo a identidade e a auto-estima dos idosos”, destacou Cintia.
E concluiu: “Eles gostam muito, pois o espaço já é bem silencioso por conta da nossa localização, logo quando colocamos a música, dá uma vida ao ambiente”.