A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, localizada em Monte Líbano, está ampliando o espaço de plantação para aumentar a produção no local. Ao todo, a propriedade possui 83 hectares de terra e tudo que é produzido no local é destinado para a Santa Casa Cachoeiro.
De acordo com o gestor da Fazenda, Sérgio Mariano, a partir de agora a oferta de alimentos será cinco vezes maior, já que no espaço serão cultivados milho, batata doce, mandioca e abóbora. A previsão é de que daqui há três meses já seja possível fazer a primeira colheita.
E para a realização do trabalho, a Fazenda da Santa Casa conta com o auxílio das internas do presídio de Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa faz parte do projeto Cuidar de Vidas, feito em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus) e o SicobCredirochas.
"Nós fazemos o trabalho de ressocialização, ajudando no plantio, e a Santa Casa ajuda no acompanhamento psicossocial e espiritual. Elas ganham um salário e a cada três dias trabalhado, elas ganham um de remissão da pena", destacou.
Na Fazenda, as internas recebem treinamento para trabalhar na produção de galinhas, gado, frutas e hortaliças e, mais recente, na confecção de sabão.
Entre os alimentos a serem produzidos, além da produção de gado e avicultura, estão: chuchu, pimentão, pepino, abóbora, couve, temperos verdes, repolho, chicória, mandioca, alface, cenoura e tomate cereja. Todo cultivo é agroecológico e sustentável.