Fazenda da Santa Casa produz mais de 1,8 mil ovos por semana

Localizada na região de Monte Líbano, a Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é hoje uma referência em produção de alimentos. Além de frutas, verduras, legumes e hortaliças, o espaço também está investindo na produção de avicultura.

Com isso, a fazenda produz por semana cerca de 1,8 mil ovos. Toda a produção é destinada para a alimentação da Santa Casa Cachoeiro e também para a filial Castelo.

Ao todo, são 280 galinhas poedeiras, que foram doadas pela Cofril e Uniaves. O responsável pela fazenda, Sérgio Mariano, explicou que agora as aves estão em regime de semi-confinamento, mas à tarde elas ficam livres para se alimentar no pasto da própria instituição.

"A vantagem é que além de economizar com a ração, a saúde da ave melhora porque elas acabam se alimentando com grama e produtos da própria horta. Com isso ela adquirem mais vitamina, proteína e, consequentemente, uma saúde melhor".

Além das galinhas, a Fazenda da Santa Casa também trabalha com criação de gados. Ao todo, são 50 animais, a maioria deles doados por produtores rurais, que são tratados e cuidados para servir de alimentos.

Fazenda

A Fazenda Agroecológica da Santa Casa, localizada no Monte Líbano, visa reduzir custos com a alimentação do hospital e também garantir comida mais saudável para pacientes e funcionários.

Entre os alimentos a serem produzidos estão: chuchu, pimentão, pepino, abóbora, couve, temperos verdes, repolho, chicória, mandioca, alface, cenoura e tomate cereja. Todo cultivo é agroecológico e sustentável.

Ressocialização

Além disso, a Fazenda desenvolve também um projeto Cuidar de Vidas, que tem como objetivo a ressocialização de internas do presídio de Cachoeiro.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o projeto, que tem parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Sicoob Credirochas e empresários do município, está com as atividades temporariamente suspensas.

Mulheres que atuam na Fazenda da Santa Casa recebem orientação sobre violência doméstica

Grupo de escoteiros faz plantio de árvores na Fazenda da Santa Casa Cachoeiro

Fazenda da Santa Casa Cachoeiro recebe doação de 400 novas galinhas

Fazenda da Santa Casa vai iniciar plantio de 20 mil mudas