Saiba como o fisioterapeuta pode ajudar na recuperaçao e agilizar a alta de pacientes na UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caracteriza-se pelo tratamento de indivíduos que possuem um distúrbio clínico importante e a necessidade de monitorização contínua.

O adequado tratamento é de extrema relevância e deve ser realizado pela equipe multidisciplinar. Dentre estes profissionais, o papel do fisioterapeuta se destaca por promover diretamente a evolução dessas pessoas na manutenção das funções vitais do sistema corporal, bem como na prevenção de possíveis agravos clínicos.

A fisioterapeuta Letícia Correa, atua na UTI da Santa Casa de Cachoeiro, há 6 anos e segundo a especialista, os critérios básicos para o bom funcionamento de uma UTI é a presença de um fisioterapeuta.

"A função do fisioterapeuta é essencial para ajudar na diminuição de complicações, principalmente, tratando-se da respiração, reduzindo assim o sofrimento dos pacientes. Outros fatores que ressaltam a importância da presença do fisioterapeuta é garantir a recuperação funcional desses pacientes e uma qualidade de vida pós alta da UTI, impactando também na diminuição dos custos hospitalares.”

Este profissional utiliza-se de técnicas, recursos e exercícios terapêuticos em diferentes fases do tratamento. O plano de cuidados é organizado e aplicado de acordo com as necessidades atuais dos pacientes, como o posicionamento no leito, técnicas de facilitação da remoção de secreções pulmonares, técnicas de reexpansão pulmonar, técnicas de treinamento muscular, aplicação de métodos de ventilação não invasiva e ventilação mecânica invasiva, exercícios respiratórios e musculoesqueléticos.

O principal objetivo de o fisioterapeuta intensivista é favorecer a alta desse paciente, de modo que ele tenha uma maior funcionalidade e saia o mais precocemente da Unidade de Terapia Intensiva. Sua principal missão é a reabilitação do paciente crítico, reduzindo assim a chance de possíveis complicações clínicas.

A Fisioterapia Intensiva é uma especialidade reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e pelas principais sociedades que trabalham com pacientes em Terapia Intensiva. O profissional especialista está apto a lidar com o paciente crítico, oferecendo a ele o manejo e monitorização adequada do suporte ventilatório, reabilitando os pacientes de sua limitação motora grave, através de recursos e aplicando todo seu conhecimento para melhor gestão dos cuidados.

 

Formação

Nos dias de 19 a 21 a Santa Casa promove o 4º Seminário de Fisioterapia com Enfâse em Terapia Intensiva e curso de Mobilização Precoce com o renomado fisioterapeuta Ivens Willians Silva Giacomassi. Ao longo dos anos o evento tem se destacado no Estado por trazer a região grandes nomes da área.

No ano passado, o Seminário que tem vagas limitadas, formou mais de 70 fisioterapeutas. Para mais informações sobre o evento deste ano acesse o site do hospital www.santacasacachoeiro.org.br ou entre em contato com a Direção de Ensino e Pesquisa no telefone (28) 2101-2197.

Confira mais Notícias

Natal na Santa Casa terá missa, cinema, homenagens e visita do Papai Noel

Santa Casa faz homenagem aos funcionários Destaques do Ano

Família autoriza doação e Santa Casa faz nova captação de órgãos

Santa Casa Cachoeiro conquista prêmio Luiz Nivaldo da Silva 

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro 

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos