Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Saiba como identificar os sintomas da doença renal crônica

Por Dr. Vitor Moraes

O que você gostaria de saber?

Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.

12 de março de 2020

O dia mundial do rim é comemorado toda segunda quinta-feira de março com o objetivo de conscientizar sobre a saúde dos rins e a Doença Renal Crônica.

Mas o que é a Doença Renal Crônica (DRC)? A DRC é quando ocorre alguma alteração na função ou estrutura de um ou dos dois rins. Os rins são responsáveis pela filtração do sangue, controle de líquido do corpo, controle da pressão arterial, produção do hormônio responsável pela formação de sangue e ativação da vitamina D, que é muito importante para saúde dos ossos.

A cada cinco pessoas, uma possui algum grau de Doença Renal e, na maioria das vezes, não sabe disso. Isso ocorre porque a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintoma até que as funções dos dois rins já estejam muito reduzidas. Os sintomas normalmente aparecem quando a função dos dois rins está abaixo de 70%.

E quais são os sintomas? Os sintomas são variados e inespecíficos, tais como náuseas, vômitos, inchaço, falta de ar, pressão alta, cansaço, sonolência, falta de apetite, palidez, mau hálito, sangue na urina, redução da urina, perda de peso inexplicável, entre outros.

As principais causas de DRC são diabetes e pressão alta não controladas, além do abuso de medicações para dor (os anti-inflamatórios), infecções urinárias, obesidade e pedra nos rins, lembrando que na maioria das vezes podemos evitar ou controlar essas causas. Também temos causas mais específicas e menos frequentes, tais como glomerulonefrites, lúpus eritematoso sistêmico e doença renal policísticas.

E como podemos evitar a DRC? A principal medida para evitar a DRC é o controle das doenças que causam a lesão nos rins, além disso, alimentação saudável, redução de sal, açúcar, gorduras, alimentos industrializados, atividade física regular, não fumar, controle do peso e evitar excesso de bebida alcoólica.  

A melhor forma para descobrir se possuímos alguma alteração da função renal e assim impedir a progressão da doença, ou seja, a piora da função renal, é através da dosagem da creatinina. Este ano, o dia mundial do rim vem com o tema central “Saúde dos rins para todos”, com o foco no rastreio da DRC e sua prevenção. Portanto, “Ame seus RINS. Dose sua creatinina”.

“É DE ROTINA? PEÇA A CREATININA”

Dr. Vitor Freitas Moraes 
CRM: 12377 -ES
Residente em Nefrologia – HUCAM