Dor no joelho ao caminhar? Pode ser lesão do menisco

Por Dr. Lorran Coque Fonseca

O que você gostaria de saber?

Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.

18 de maio de 2018

Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem, que estão localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da articulação. Eles melhoram o encaixe entre o fêmur e a tíbia e são essenciais para manter a biomecânica normal da articulação do joelho.

Dentre os sintomas de lesão no menisco estão dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas. A dor é localizada na parte da frente do joelho.

Essa cartilagem é muito propensa a lesões em atletas, pessoas com excesso de peso, com artrite, artrose ou outro problema que afete a articulação dos joelhos.

Existem algumas situações do dia-a-dia que podem lesionar o menisco como:
» Virar muito rápido o corpo sobre uma perna;
» Fazer agachamentos muito fundos;
» Levantar muito peso utilizando as pernas;
» Prender o pé enquanto se caminha.

Com a idade, a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida devido ao uso constante e à diminuição da circulação de sangue para o local, o que pode causar lesões mais fáceis após os 60 anos, mesmo ao subir ou descer escadas, por exemplo.

Os sinais e sintomas mais evidentes após a lesão do menisco são a dor no joelho e o derrame articular (popular “água no joelho”, por excesso de produção do líquido sinovial).

A dor inicialmente é bem localizada (normalmente nas regiões internas ou externas do joelho, dependendo de qual menisco foi lesionado), mas, com o passar dos dias, a dor e o inchaço podem aumentar e agravar durante a execução de atividades do dia a dia, como subir e descer escadas, caminhar ou agachar.

Alguns tipos de lesões podem gerar também limitação de movimento ou até episódios de travamento da articulação do joelho, que podem acontecer em algumas horas ou dias após o acometimento da estrutura. O travamento é causado pela movimentação do fragmento lesionado do menisco e pode gerar estalidos e bloqueios do joelho, em algumas posições.

 

Tratamento cirúrgico

Nas rupturas do menisco lateral o ortopedista pode indicar que seja realizada logo uma cirurgia para retirar a parte afetada. No entanto, quando há uma lesão no menisco medial, se esta for longitudinal e de pequeno tamanho, o médico pode optar por indicar a fisioterapia para observar se o rompimento pode ser curado.

Quando o menisco encontra-se rompido em suas bordas ou quando existe uma lesão no meio do menisco, que separa em duas partes, formando uma espécie de alça de balde, o médico também indica logo uma cirurgia, para evitar que a lesão se agrave.

A cirurgia para reparar o menisco normalmente é SIMPLES onde o médico faz apenas três furinhos no joelho, por onde entram os equipamentos necessários para costurar ou remover a parte rompida do menisco. Não é necessário ficar internado no hospital, mas do que dois dias e o tempo de recuperação varia de dois a três semanas, para o menisco medial, e de quatro a seis semanas, para o menisco lateral.