Santa Casa faz primeira captação de órgãos do ano

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, na manhã deste sábado (10), a primeira captação de órgãos do ano. A doação foi autorizada pela família de um paciente que deu entrada no hospital após sofrer um acidente de trânsito. Embora tenha recebido todo o atendimento necessário, a vítima não resistiu. Em um gesto de solidariedade, […]

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, na manhã deste sábado (10), a primeira captação de órgãos do ano.

A doação foi autorizada pela família de um paciente que deu entrada no hospital após sofrer um acidente de trânsito. Embora tenha recebido todo o atendimento necessário, a vítima não resistiu.

Em um gesto de solidariedade, a família decidiu autorizar a doação.

Foram captados fígado, rins e córneas, que vão levar esperança de uma vida melhor para cinco pessoas que aguardam por um transplante.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Beatriz Rivieri Colodette, os órgãos serão destinados a pacientes do Espírito Santo.

Beatriz reforçou a importância da doação e destacou como todos podem se tornar doadores.

“A doação de órgãos é um gesto muito nobre. É preciso conversar com a família e demonstrar esse interesse de doar algo tão importante, que pode ajudar a salvar a vida de outras pessoas. É a família que vai autorizar a doação. Por isso é importante deixá-la avisada”, afirmou.

A captação de órgãos ocorre somente após a constatação de morte encefálica, ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. O diagnóstico é realizado por uma equipe profissional por meio de exames de imagem, clínicos e laboratoriais.