Sorteio de brinde e corrida de graça para quem for doar sangue na Santa Casa

No último domingo (14), foi comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue e para incentivar às pessoas a fazer esse gesto de solidariedade, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou parcerias com o Estrela do Norte Futebol Clube e Driver Sul Transporte por Aplicativo para aumentar seus estoques. Serão sorteados brindes e corrida de graça para quem for doar sangue.

A partir desta segunda-feira (15), quem fizer o agendamento pelo número (28) 2101-2123 vai receber um código que vai garantir a corrida de graça de ida e volta no aplicativo Driver Sul dentro do perímetro urbano de Cachoeiro. Como medida de precaução, serão permitidas até duas pessoas na mesma corrida.

Quem estiver fora ou residir em outros municípios, vai ter um desconto de 30% na corrida até o hospital. Para isso, o doador pode baixar o aplicativo no seu celular e digitar o código que vai receber no momento da triagem feita pelo telefone. A ação será válida pelos próximos 60 dias.

O proprietário da Driver Sul, Davi Leal Machado, destaca que a empresa acredita no trabalho que é desenvolvido na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, principalmente nesse período de pandemia causado pelo novo coronavírus.

"A gente entende que esse é um período difícil para todos nós, e a Driver Sul realizou essa parceria com a Santa Casa exatamente por entender que é preciso unir as forças. Cada um fazendo sua parte nós vamos superar esse desafio e ajudar quem mais precisa de cuidados nesse momento", afirmou.

Campanha para torcedor

O Estrela do Norte Futebol Clube também está promovendo a segunda edição da campanha "O Estrela está no Sangue". Quem fizer sua doac?a?o durante todo o mês de junho, ale?m de ajudar o pro?ximo, que e? o principal objetivo da iniciativa, vai concorrer a um kit com produtos do Estrela.

Para participar basta agendar sua doação, se identificar como torcedor do Estrela e doar na data agendada.

“A iniciativa é válida, ainda mais nesse momento de excepcionalidades. O Estrela mostra que está cada vez mais antenado à realidade, mesmo com o futebol paralisado em virtude da pandemia, estamos nos esforçando para promover ações e cumprir com nosso papel social", explicou o diretor do Estrela, Bruno Mazzocco.

Estoques

A enfermeira supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa, Cíntia Pimenta, informou que nesta segunda-feira (15) os estoques de sangue do hospital são baixos e alguns tipos estão zerados, como o A e B negativos.

"As doações diminuíram mais de 70% nesse período e o que estamos precisando é que as pessoas se mobilizem para fazer o agendamento. Tomamos uma série de medidas para garantir que essa doação seja feita de forma totalmente segura", disse.

Agendamento

Com o objetivo de manter a segurança de todos, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro tomou novas medidas para evitar o avanço da doença. A partir de agora, os doadores de sangue precisam fazer o agendamento prévio para evitar aglomerações de pessoas.

O telefone para o agendamento é o (28) 2101-2123. Profissionais de saúde farão a triagem do doador pela própria ligação para saber se ele está apto a doar.

Serão permitidas apenas duas pessoas a cada 30 minutos para realizar a doação e manter a distância de segurança. Além disso, é obrigatório o uso de máscara e fazer a higienização das mãos com álcool em gel disponibilizado no setor.

Doadores acima de 50 anos também não vão poder mais fazer a doação temporariamente.

Também  está  suspenso a doação de sangue feita em grupos.