Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Setembro Verde: campanha faz alerta sobre importância da doaçao de órgaos

 

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início, nesta quarta-feira, às atividades do Setembro Verde, mês em que é realizada uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

Neste ano, a campanha realizada pelo hospital vai destacar pacientes reais que fazem hemodiálise e que aguardam na fila para um transplante de rim.

O hospital realizará diversas atividades em comemoração a data, entre elas, a iluminação da fachada que durante todo o mês ficará verde, palestras educativas em escolas, distribuição de fitinhas da consciência e o dia D, em mobilização a causa, com abordagem dos profissionais de saúde.

A Santa Casa é referência no sul do Estado em captação de órgãos e já foi eleito o hospital que mais capta órgãos por número de habitantes no Brasil. Atualmente, está em terceiro lugar em captação de órgãos no Espírito Santo.

Entre janeiro e julho de 2018, 17 órgãos foram captados (oito rins, um coração, quatro fígados e quatro córneas), um aumento de 18% comparado ao ano anterior, que no mesmo período captou 14 (cinco rins, oito córneas, um fígado).

Esse aumento pode ser atribuído à conscientização dos familiares e das campanhas anuais realizadas pelo hospital para a divulgação do assunto.

De acordo com a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodetti, o número poderia ser maior, isso porque três pacientes que tiveram morte encefálica no hospital esse ano não foram autorizados pela família para a doação.

Essas recusas, na maioria das vezes, acontecem pela família desconhecer o desejo do paciente de ser um doador ou pela demora da liberação do corpo.

“Muitos familiares ainda têm a ideia de que a captação provoca algum dano estético ao corpo, em outros casos a demora entre a cirurgia de captação e a liberação do corpo torna-se angustiante para a família que deseja diminuir a dor e o luto”.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval