Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Sete pacientes terao nova vida com órgaos captados na Santa Casa

Uma vítima de atropelamento deu entrada na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, mas não resistiu e morreu. Apesar do momento de profunda tristeza, a família da jovem autorizou a doação de órgão. A cirurgia foi feita no próprio hospital durante o fim de semana.

Foram doados o coração, rins, fígado, córneas e esclera. O gesto de solidariedade da família vai garantir vida para sete pessoas que aguardavam na fila de transplante de órgão no Espírito Santo.

De acordo com a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodetti, a partir do momento em que a família autorizou a doação, a equipe de profissionais travaram uma verdadeira luta contra o tempo.

Devido ao forte temporal que atingiu a Grande Vitória no sábado, não foi possível fazer o transporte dos órgãos por meio de helicóptero. Com as vias de acesso também bloqueadas pelos alagamentos, a retirada só foi feita na tarde de sábado quando a chuva deu uma trégua.

"A família estava angustiada, mas tive muita paciência. Esse momento é muito triste e a dor é grande demais, mas a carga fica mais leve ao saber que o gesto ajudará outras pessoas a continuarem vivendo", contou a enfermeira.

O transporte teve que ser feito em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliou nos trabalhos. A principal preocupação era com o coração, que precisa ser transplantado no máximo em quatro horas.

Com todo o esforço da equipe, os órgãos foram levados e já foram recebidos pelos doadores.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência em trabalhos educativos para captação de órgãos no Espirito Santo, estando entre os hospitais que mais contribuem para redução da fila de espera por órgãos no Brasil.

Ao longo dos anos a Instituição tem efetivado um número maior de doações do que a média geral brasileira, graças a seriedade e qualificação de sua equipe.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes