Serviços da Santa Casa ganham destaque na Assembleia Legislativa

O trabalho da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro oferecido à população do Sul do Estado ganhou destaque nesta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

O superintendente do hospital, Afrânio Emílio Carvalho da Silva, a vice-presidente do Conselho Deliberativo, Nercedes Canal, e os diretores Luciane Pedroni e Thiago Zach, participaram de uma audiência na Comissão de Saúde. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Allan Ferreira.

No encontro, que teve a presença também dos vereadores Paulo Grola e Leonardo pinheiro Dutra (Léo Cabela), Afrânio fez um balanço dos serviços desenvolvidos na região e apresentou números que comprovam a importância da Santa Casa para a população capixaba.

Segundo o superintendente, a Santa Casa é o nono hospital em número absoluto de atendimentos no Estado e o quinto lugar quando comparado o percentual de giro por leito.

“Dentro do processo de eficiência do uso de leito, ferramenta adotada pelo governo do estado, a Santa Casa demonstra ser mais eficiente em relação à produção. Cada alta dá oportunidade para mais um paciente entrar e ser atendido”, explicou.

Afrânio também destacou a importância do serviço de atenção especializada em doenças renais crônicas com hemodiálise. “A Santa Casa tem o maior centro de hemodiálise fora da Região Metropolitana. São 27 máquinas, 3 turnos de funcionamento e mais de 20 mil sessões por ano”, disse.

O projeto de ampliação do hospital também foi apresentado para os deputados. O plano diretor do hospital prevê ampliação de ambulatórios e centro cirúrgico para especialidade de traumatologia e de serviços de imagem, como tomografia, ultrassom e radiografia.

Também é contemplada no projeto a expansão de enfermarias, de serviços de endoscopia e colonoscopia, e da unidade de internação UTI. A proposta já foi apresentada à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e aguarda liberação para iniciar as obras. “Esse projeto vai possibilitar ampliar os serviços, com mais atendimentos e mais qualidade. Por isso estamos aqui pedindo apoio para tornar realidade essa expansão”, explicou. O recurso financeiro para a ampliação será por meio de captação de recursos no setor público e na iniciativa privada.