Santa Casa reforça uso obrigatório de máscara nas dependências do hospital

Para evitar a propagação do novo coronavírus, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro informa que o uso de máscara é obrigatório nas dependências do hospital.  A medida vale também para a filial Castelo e Hospital Menino Jesus.

Além dos funcionários, todas as pessoas que estiverem circulando no hospital também deverão usar o equipamento de segurança, inclusive aquelas que forem doar sangue ou realizar algum exame de emergência.

As máscaras podem ser descartáveis ou feitas artesanalmente. No entanto, para essas é preciso ficar atento às orientações do Ministério da Saúde.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

A médica infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Nathália Luzorio, reforça que a máscara é apenas uma das medidas de segurança que cada um deve seguir para evitar a propagação do novo coronavírus.

“É importante não esquecer  de outras medidas, como higienização correta das mãos, evitar aglomeração, respeitar a etiqueta respiratória e não fazer uso compartilhado de objetos”, destacou.

Saiba mais:

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;

A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

Use a máscara sempre que precisar sair de casa e chegando, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;

Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

Fonte: Ministério da Saúde

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro