Santa Casa lança campanha informativa sobre automedicaçao

Sabendo que a informaçao é o melhor remédio, a Santa Casa Cachoeiro iniciou em 16/02 Campanha  sobre a importância da correta utilizaçao de medicamentos.

A iniciativa, organizada pelo setor Farmacêutico do hospital, com o apoio do corpo clínico visa orientar pacientes, acompanhantes, familiares, visitantes e internos, utilizando uma cartilha informativa com as perguntas mais freqa¼entes referente a  automedicaçao.

A Campanha tem como base a populaçao assistida pelo hospital que em geral nao sabem a diferenciaçao dos medicamentos e acabando ingerindo remédios de auto-risco.

“Dentro do hospital nossos pacientes tem acompanhamento de uma equipe especializada, porém ao sair o modo como tomam os medicamentos receitados fará toda a diferença no tratamento. Hoje é comum chegarmos a uma Drogaria e encontrarmos medicamentos expostos como se fossem peças de roupas, fato que induz a automedicaçao.”disse a Farmacêutica da Santa Casa, Dr° Simone Calvi.

O QUE a‰ A AUTOMEDICAa‡aƒO?

a‰ definida como a prática de ingerir substâncias de açao medicamentosas (medicamentos) sem o aconselhamento e/ou acompanhamento de um profissional de saúde, ou seja, sem prescriçao médica.

– O QUE a‰ AUTOMEDICAa‡aƒO RESPONSaVEL?

a‰ quando a pessoa automedica-se tomando somente medicamentos sem tarja vermelha e/ou preta, isento de receita médica. Esses medicamentos sao conhecidos como OTCs (“Over the counter”, que significa “sobre o balcao), que sao indicados para tratar pequenos males do dia-a-dia, por um pequeno espaço de tempo.

– QUAIS AS CAUSAS DA AUTOMEDICAa‡aƒO?

– Difícil acesso ao atendimento médico por grande parte da populaçao;

– Alta freqa¼ência de propagandas através da mídia eletra´nica;

– Indicaçao de amigos e familiares, devido verificaçao de eficácia anterior do medicamento;

– Limitaçao do poder prescritivo, restrito a poucos profissionais de saúde;

– Falta de programas educativos sobre os efeitos irreparáveis da automedicaçao;

– Falta de regulamento e fiscalizaçao das pessoas que comercializam.

– QUAIS SaƒO OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA AUTOMEDICAa‡aƒO?

– Aumento de erros de diagnósticos das doenças;

– Reações adversas (efeitos indesejáveis e/ou reações alérgicas);

– Interações medicamentosas indesejáveis;

O CONSUMO DE MEDICAMENTO FITOTERaPICO TAMBa‰M a‰ CONSIDERADO AUTOMEDICAa‡aƒO?

Sim, pois o medicamento fitoterápico quando administrados sem nenhuma orientaçao especializada, está propício a promover reações indesejadas quando usados de forma incorreta. a‰ um conceito equivocado achar que um extrato vegetal, só porque nao está industrializado, está livre de qualquer insumo químico, e totalmente inerte de contra indicaçao.