Santa Casa cria nova UTI exclusiva para casos de Coronavírus

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro está com 13 leitos de UTI  prontos para atender pacientes em estado grave que estejam com o coronavírus. Além disso, isolou uma enfermaria inteira para atendimentos de casos suspeitos da doença.

O superintendente do hospital, pe. Evaldo Ferreira, explicou que a Santa Casa está preparada para oferecer o melhor atendimento a esses pacientes que precisarem do serviço.

"Para esse primeiro momento preparamos 13 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria. Mas essa é a primeira etapa. A partir do momento que surgir a necessidade, nós vamos ampliar a nossa capacidade", explicou.

Respiradores

Atualmente a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro possui 53 respiradores, equipamento necessário para o atendimento de vítimas do coronavírus.

No entanto, outros 10 serão disponibilizados a medida em que for surgindo a necessidade. O recurso para a manutenção desses equipamentos, no valor de R$ 350 mil, foi doado pela Segunda Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim.

Além dos respiradores, a verba também será destinada para compra de material para os funcionários, como avental, luvas e máscaras.

Quando procurar ajuda

A população deve ficar atenta aos sintomas do novo coronavírus, doença que já registrou oito casos confirmados no Espírito Santo. Os sinais são parecidos com os de uma gripe, como tosse, dor de cabeça, etc.

Por isso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro faz um alerta sobre quando é hora de procurar o hospital para que o atendimento também não seja sobrecarregado.

Pacientes com quadro de resfriado leve, com coriza, tosse leve e/ou dor de garganta, devem permanecer em casa avaliando sintomas, principalmente, monitorando aparecimento de febre ou cansaço/falta de ar.

Caso ocorra febre alta, os pacientes deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde. Neste local, será avaliado e classificado como caso suspeito de COVID-19 ou não. É lá também que os casos passarão por uma triagem para saber a necessidade de se encaminhar para o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes.

Durante os finais de semana, feriados e atendimentos noturnos, quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas, a orientação é procurar o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes