Santa Casa Cachoeiro é destaque nacional em captaçao de órgaos

O trabalho educativo realizado pela enfermeira Hilda Gonçalves Azeredo, Coordenadora da CIHDOTT da Santa Casa, foi indicados neste ano ao SNT- Sistema Nacional de Transplantes, pela CNCDO-ES /SESA para concorrerem ao PRÊMIO ANUAL de "Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos” representando o Estado.
 O prêmio é uma realização do Governo Federal para destacar iniciativas de incentivo a doação e transplante de órgãos. A Santa Casa Cachoeiro é o hospital referência no Estado do Espirito Santo pelo desenvolvimento de um trabalho sério junto a familiares de vítimas de morte encefálica que é coordenado pela Enfermeira Hilda.
Em 2011, 37% das captações de órgãos do hospital foram efetivadas, uma média maior que a geral brasileira que foi de 28% de captações efetivadas.
Dia do Doador de Órgãos
Em comemoração ao Dia do Doador de Órgãos, 27/09, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos – CIHDOTT se reuniu no último dia 24/09, com familiares de doadores, pessoas que aguardam transplantes e profissionais de saúde, para um momento de oração Ecumênico em prol da doação de órgãos.
Na programação, depoimentos de transplantados e colocações sobre a importância da captação de órgãos para salvar vidas, emocionaram todos os presentes. Também aconteceu a distribuição de rosas vermelhas e a pintura de uma bandeira com digitais de todas as pessoas que apoiam a causa.

ENTENDA
Como ser um doador?
Para ser um doador de órgãos, basta manifestar aos seus familiares o desejo de doar, pois é através da família que este desejo é concretizado. A doação de órgãos acontece após a constatação da morte encefálica do paciente.
O que podemos doar?
Tecidos: córnea, medula óssea, pele, osso, tendão e válvula cardíaca.
Órgãos: coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino.
Quem recebe os órgãos?
 Este órgãos são encaminhados a receptores que aguardam por transplantes em uma fila de espera nacional. Cada órgão e tecido tem sua fila própria, que é gerenciada pela Central de Transplante de seu estado, obedecendo aos critérios estabelecidos.
O que é morte encefálica?
É a morte do indivíduo. Caracterizada pela morte do cérebro e tronco cerebral. O coração continua funcionando por pouco tempo.