Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Santa Casa Cachoeiro é destaque nacional em captaçao de órgaos

O trabalho educativo realizado pela enfermeira Hilda Gonçalves Azeredo, Coordenadora da CIHDOTT da Santa Casa, foi indicados neste ano ao SNT- Sistema Nacional de Transplantes, pela CNCDO-ES /SESA para concorrerem ao PRÊMIO ANUAL de "Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos” representando o Estado.
 O prêmio é uma realização do Governo Federal para destacar iniciativas de incentivo a doação e transplante de órgãos. A Santa Casa Cachoeiro é o hospital referência no Estado do Espirito Santo pelo desenvolvimento de um trabalho sério junto a familiares de vítimas de morte encefálica que é coordenado pela Enfermeira Hilda.
Em 2011, 37% das captações de órgãos do hospital foram efetivadas, uma média maior que a geral brasileira que foi de 28% de captações efetivadas.
Dia do Doador de Órgãos
Em comemoração ao Dia do Doador de Órgãos, 27/09, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos – CIHDOTT se reuniu no último dia 24/09, com familiares de doadores, pessoas que aguardam transplantes e profissionais de saúde, para um momento de oração Ecumênico em prol da doação de órgãos.
Na programação, depoimentos de transplantados e colocações sobre a importância da captação de órgãos para salvar vidas, emocionaram todos os presentes. Também aconteceu a distribuição de rosas vermelhas e a pintura de uma bandeira com digitais de todas as pessoas que apoiam a causa.
 
 

ENTENDA
Como ser um doador?
Para ser um doador de órgãos, basta manifestar aos seus familiares o desejo de doar, pois é através da família que este desejo é concretizado. A doação de órgãos acontece após a constatação da morte encefálica do paciente.
O que podemos doar?
Tecidos: córnea, medula óssea, pele, osso, tendão e válvula cardíaca.
Órgãos: coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino.
Quem recebe os órgãos?
 Este órgãos são encaminhados a receptores que aguardam por transplantes em uma fila de espera nacional. Cada órgão e tecido tem sua fila própria, que é gerenciada pela Central de Transplante de seu estado, obedecendo aos critérios estabelecidos.
O que é morte encefálica?
É a morte do indivíduo. Caracterizada pela morte do cérebro e tronco cerebral. O coração continua funcionando por pouco tempo.

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho