A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início no mês de outubro a uma campanha que prevê ações de incentivo a alimentação saudável e consciente dos colaboradores.
Tendo em vista que o profissional da área da saúde pode viver rotinas desreguladas e não ter tempo para se atentar a uma alimentação correta, o hospital inseriu no dia a dia deste funcionário um alerta para os cuidados com a alimentação.
A ação da vez foi a colocação de etiquetas no refeitório da instituição que serve a média de 32 mil refeições mensais. Cada alimento tem agora sua identificação e teor calórico de acordo com as medidas em colheradas.
Para Rachel Fassarella, nutricionista do serviço de nutrição e dietética do hospital, a ação gera conscientização na hora de se alimentar.
"Quando o funcionário vai fazer sua refeição e vê o valor calórico de cada porção, ele tem ciência do que está ingerindo e com isso com isso é estimulado a buscar instruções para uma reeducação alimentar."
Rachel ainda explica que as dietas para emagrecer rápido, sem orientação de um profissional, podem até ser efetivas num curto período, mas que o resultado posterior a isso pode ser o efeito reverso.
“É preciso uma avaliação individual feita pelo nutricionista, não se pode parar de comer do nada, o primeiro passo é se conscientizar disso.”
A Santa Casa é uma instituição que promove saúde, e diante disso, adota um perfil de cuidados não só com os pacientes, mas também com os acompanhantes que se alimentam no refeitório, e com os colaboradores.
“O funcionário saudável trabalha melhor, é mais produtivo. A obesidade acarreta diversas outras doenças. É preciso gerar sempre informação, dar incentivo, proporcionar meios de se alimentar saudavelmente, é isso que fazemos aqui.”
E não são só os colaboradores
Na rotina do hospital existem também os acompanhantes que passam por longas jornadas dentro da instituição e fazem suas refeições no refeitório da Santa Casa. Com isso, além dos colaboradores, a ação pode alcançar diversos outros grupos e gerar ainda mais conscientização.
Desafio de emagrecimento
A Santa Casa iniciou nesta semana o programa de emagrecimento “Desafio 21 dias” que vai premiar os funcionários que conseguirem perder peso durante este período.
Durante o programa, os participantes terão o auxílio de uma equipe multidisciplinar que dará orientações diárias via WhattApp para a perda de peso. Eles também vão participar de cinco palestras com temas sobre alimentação e exercício físico.
A intenção do programa desenvolvido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa é incentivar a reeducação alimentar, tendo em vista a prevenção e controle do sobrepeso e obesidade.