Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Refeitório passa a divulgar valor calórico de alimentos servidos na Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início no mês de outubro a uma campanha que prevê ações de incentivo a alimentação saudável e consciente dos colaboradores.

Tendo em vista que o profissional da área da saúde pode viver rotinas desreguladas e não ter tempo para se atentar a uma alimentação correta, o hospital inseriu no dia a dia deste funcionário um alerta para os cuidados com a alimentação.

A ação da vez foi a colocação de etiquetas no refeitório da instituição que serve a média de 32 mil refeições mensais. Cada alimento tem agora sua identificação e teor calórico de acordo com as medidas em colheradas.

Para Rachel Fassarella, nutricionista do serviço de nutrição e dietética do hospital, a ação gera conscientização na hora de se alimentar.

"Quando o funcionário vai fazer sua refeição e vê o valor calórico de cada porção, ele tem ciência do que está ingerindo e com isso com isso é estimulado a buscar instruções para uma reeducação alimentar."

Rachel ainda explica que as dietas para emagrecer rápido, sem orientação de um profissional, podem até ser efetivas num curto período, mas que o resultado posterior a isso pode ser o efeito reverso.

“É preciso uma avaliação individual feita pelo nutricionista, não se pode parar de comer do nada, o primeiro passo é se conscientizar disso.”

A Santa Casa é uma instituição que promove saúde, e diante disso, adota um perfil de cuidados não só com os pacientes, mas também com os acompanhantes que se alimentam no refeitório, e com os colaboradores.

“O funcionário saudável trabalha melhor, é mais produtivo. A obesidade acarreta diversas outras doenças. É preciso gerar sempre informação, dar incentivo, proporcionar meios de se alimentar saudavelmente, é isso que fazemos aqui.”
 

E não são só os colaboradores

Na rotina do hospital existem também os acompanhantes que passam por longas jornadas dentro da instituição e fazem suas refeições no refeitório da Santa Casa. Com isso, além dos colaboradores, a ação pode alcançar diversos outros grupos e gerar ainda mais conscientização.

 

Desafio de emagrecimento

A Santa Casa iniciou nesta semana o programa de emagrecimento “Desafio 21 dias” que vai premiar os funcionários que conseguirem perder peso durante este período.

Durante o programa, os participantes terão o auxílio de uma equipe multidisciplinar que dará orientações diárias via WhattApp para a perda de peso. Eles também vão participar de cinco palestras com temas sobre alimentação e exercício físico.

A intenção do programa desenvolvido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa é incentivar a reeducação alimentar, tendo em vista a prevenção e controle do sobrepeso e obesidade.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes