Produçao da Fazenda gera economia de R$ 500 mil para a Santa Casa

A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro fechou o balanço das atividades de 2021 e apontou uma economia de R$ 500 mil em alimentação para o hospital em todo o ano passado.

Tudo que é produzido na Fazenda é destinado para a alimentação de funcionários e pacientes da Santa Casa e também do Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira.

Entre os alimentos que foram cultivados na Fazenda estão ovos, verduras, mandioca, legumes, hortaliças e carne de boi.

“Já esse ano, por causa do verão, a produção tem sido de ovos e verduras. Além disso, estamos entregando uma média de 200kg de mandioca por semana para o hospital”, disse o gestor da Fazenda, Sérgio Mariano.

A expectativa agora é voltada para a produção frutífera, o que vai iniciar o trabalho de polpas de frutas.

As mudas serão plantadas esse ano e vão produzir limão, abacate, manga, acerola, graviola, cajá e caju.

“Com o plantio em 2022, a colheita deve acontecer já no ano que vem”, explicou Mariano.

E a fazenda vai utilizar a técnica de polinização para ampliar em até 30% a produção de frutas no local.

Para isso, está criando colônias de abelhas, que são as responsáveis pela polinização das árvores frutíferas. Já foram colocadas caixas em pontos estratégicos para capturar as abelhas sem ferrão.

Além de atuar na polinização, as abelhas também estão produzindo mel que será utilizado pela Santa Casa.