Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Presidente da Santa Casa Bispo Dom Dario Campos é nomeado para Arquidiocese de Vitória

 

O presidente da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, bispo Dom Dario Campos, é o novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira pelo papa Francisco.

Bispo Dom Dario recebeu a notícia com imensa alegria e disse que seu coração está cheio de felicidade.

"Hoje recebo com serenidade e com o coração cheio de confiança, na graça de Deus, a missão a mim confiada pela Igreja, por intermédio do nosso querido Papa Francisco, de ser o novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória", disse.

Segundo Dom Dario, Deus tem os seus caminhos e o seu projeto, e cabe a nós, com humildade e abertura de coração, acolher e dizer o sim.

"Algo que, durante toda a vida como franciscano, e também desde o início de meu ministério episcopal tenho procurado viver, ao assumir como lema de minha ordenação episcopal. Olho com esperança para esse novo período de minha vida", afirmou.

Em sua carta, Dom Dario saudou a Arquidiocese de Vitória,  o bispo Dom Luiz Mancilha, todo o clero, os diáconos, os religiosos e religiosas, os seminaristas, todos os leigos e leigas da Arquidiocese da capital. 

"Peço a oração de todos vocês por mim e saibam que já os tenho em minhas preces e orações", concluiu.

A cerimônia de posse do nosso arcebispo será realizada no dia 05 de Janeiro, às 10 horas da manhã, na Catedral Metropolitana de Vitória.

Dom Dario Campos

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores, natural de Castelo – ES, nasceu em 9 de junho de 1948 e fez sua profissão religiosa em 10 de janeiro de 1975. 

A ordenação presbiteral ocorreu em dezembro de 1977 e a episcopal em 26 de setembro de 2000, quando foi designado para assumir a diocese de Leopoldina – MG. Tomou posse na diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011.

Estudou filosofia e teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis – RJ e se especializou em filosofia e pedagogia na Faculdade Dom Bosco de São João del-Rei – MG. 

Como bispo dom Dario já foi coadjutor de Araçuaí – MG de 2000 a 2001 e titular entre 2001 e 2004. Foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais), responsável pelo Setor Vocações e Ministérios entre 2002 e 2006 e responsável pelos padres do Regional Leste 2 e Serviço de Animação Vocacional entre 2006 e 2010. Seu lema episcopal é "Nas tuas Mãos".

Na Santa Casa  Dom Dario assumiu a Presidência oficialmente em 2015, porém a  gestão da instituição sempre esteve ligada à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Dom Dario é uma importante liderança na administração do hospital. Com sua credibilidade sempre levou o nome e  as demandas da instituição junto a empresários e autoridades políticas.

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho