Nutricionistas monitoram mais de duas mil refeições por dia na Santa Casa

Muito além da forma física, o nutricionista é um profissional da saúde que desenvolve atividades ligadas à qualidade e promoção da saúde por meio da alimentação. Por isso, estes profissionais são responsáveis por um diagnóstico nutricional que atenda às necessidades de cada pessoa.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro possui um Serviço de Nutrição e Dietética (SND) encarregado de produzir e distribuir todos os alimentos/refeições do hospital. A equipe de nutricionistas especializada na área clínica faz diariamente visitas aos pacientes. Após o encontro, são feitas avaliações específicas que indicam o tratamento dietoterápico ideal para cada um e encaminham para o SND. Em seguida, a nutricionista da área de produção executa o pedido.

O setor também conta com auxiliar de escritório, cozinheiras, açougueiro, auxiliares de cozinha, copeiras e estagiários de nutrição. Todos são treinados constantemente já que a qualidade do serviço prestado é o nosso foco e para isso precisam estar em conformidade com normas da vigilância sanitária bem como ciente da importância da segurança alimentar para garantir o controle da qualidade das refeições servidas.

De acordo com a nutricionista coordenadora, Rachel Fassarella de Souza, a cozinha do hospital serve em média duas mil refeições por dia, desde desjejum à ceia dos pacientes, com o objetivo principal atender as necessidades de nossos pacientes garantindo a assistência nutricional conforme cada caso.

“O SND utiliza uma cozinha industrial, com equipamentos necessários para fabricação de todas as refeições, e em breve passará por uma reforma geral para melhorar ainda mais nossos serviços. Tudo isto para dar ao paciente o tratamento mais adequado possível, lembrando que um paciente que tem a terapia nutricional adequada a sua necessidade, tem seu tempo de internação reduzido”.