Maternidade Santa Casa agora tem teste do olhinho.

Existem hoje em dia vários tipos de exames que sao realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. Sao triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteraçao o mais cedo possível para evitar seqa¼elas mais graves.

O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho sao muito menos “famosos” entre os pais. A explicaçao para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes serem realizados somente em alguns Estados e cidades do país.

Para alívio das mamaes, o teste do olhinho é fácil, nao dói, nao precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma “lanterninha”, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo,

Já quando há alguma alteraçao, nao é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparaçao dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

A cegueira infantil é uma das cinco prioridades da OMS (Organizaçao Mundial da Saúde), sendo a Catarata Congênita a segunda prioridade e a causa mais importante da cegueira infantil tratável na América Latina, responsável por aproximadamente 40% dos casos. Em crianças, a catarata congênita representa uma das principais causas de visao subnormal. O aparelho necessário a aplicaçao do teste foi doado pelo Governo do Estado e leva maior tranqa¼ilidade as 107 maes que passam mensalmente pela maternidade do hospital Santa Casa.