Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Maternidade Santa Casa agora tem teste do olhinho.

 


Existem hoje em dia vários tipos de exames que sao realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. Sao triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteraçao o mais cedo possível para evitar seqa¼elas mais graves.


O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.


Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho sao muito menos “famosos” entre os pais. A explicaçao para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes serem realizados somente em alguns Estados e cidades do país.


Para alívio das mamaes, o teste do olhinho é fácil, nao dói, nao precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma “lanterninha”, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo,


Já quando há alguma alteraçao, nao é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparaçao dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.


O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.


A cegueira infantil é uma das cinco prioridades da OMS (Organizaçao Mundial da Saúde), sendo a Catarata Congênita a segunda prioridade e a causa mais importante da cegueira infantil tratável na América Latina, responsável por aproximadamente 40% dos casos. Em crianças, a catarata congênita representa uma das principais causas de visao subnormal. O aparelho necessário a aplicaçao do teste foi doado pelo Governo do Estado e leva maior tranqa¼ilidade as 107 maes que passam mensalmente pela maternidade do hospital Santa Casa.


 

Confira mais Notícias

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho

Santa Casa faz nova captação órgão para pacientes na fila de transplante 

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa