Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Justiça libera recursos para Santa Casa enfrentar coronavírus

Em meio à pandemia do coronavírus, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, referência no tratamento da doença no Sul do Estado, vai receber recurso de R$ 350 mil para se preparar contra a contaminação da Covid-19. O recurso será utilizado exclusivamente para a manutenção de 10 respiradores e material de proteção para os funcionários, como máscara, avental, luvas e outros insumos.

A liberação foi assinada pela juíza Rosalva Nogueira Santos da Segunda Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim. O dinheiro, que normalmente é utilizado em projetos sociais, é de origem do Fundo de Penas Pecuniárias, que é mantido pela arrecadação de valores estipulados para réus condenados pela Justiça com sentença inferior a dois anos de prisão.

A magistrada explicou que essa decisão é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para que esse recurso seja utilizado excepcionalmente no enfrentamento ao coronavírus.

"E como a Santa Casa foi escolhida como referência no tratamento dessa demanda, nada mais justo que o hospital fosse beneficiado com esse recurso", disse.

Segundo ela, a motivação do repasse foi em relação ao trabalho realizado pelo hospital no tratamento da doença, no entanto, a compra desses materiais e equipamentos vai continuar beneficiando a população do Sul do Estado quando a pandemia tiver erradicada.

"Quando passar essa situação, o hospital vai ficar equipado com 10 respiradores que vão poder atender também a outras demandas que porventura possam surgir futuramente".

Preparação

O superintendente da Santa Casa, pe. Evaldo Ferreira, explicou que esse recurso chegou em boa hora porque vai ampliar o número de respiradores à disposição da população.

"Essa ajuda vai permitir o hospital ampliar seus equipamentos e garantir a segurança dos profissionais que atuam diretamente no atendimento dos pacientes, além de oferecer o melhor tratamento para os doentes vítimas da covid-19", disse.

Atualmente a Santa Casa tem 13 leitos de UTI prontos para receber esses pacientes e, caso seja necessário, vai disponibilizar outras vagas à medida em que for surgindo a demanda.

Confira mais Notícias

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro