Hospital orienta sobre acidentes no período de carnaval

É fato que devido ao grande número de turistas que chegam ao litoral sul capixaba para passar os dias de folia, crescem os números de acidentes nas estradas, grande parte deles por imprudência causada pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas.

Para a Santa Casa Cachoeiro a data não é de festa e sim de alerta. Em 2015 o hospital atendeu em  uma média de 2500 acidentados. Nos últimos três anos o número de vitimas de acidentes de carros no período de carnaval dobrou.

Segundo os médicos plantonistas do Pronto Socorro a maioria dos acidentados sofreram traumatismos, fraturas ósseas e problemas em órgãos vitais, como cérebro, coração e pulmões e o que chama atenção é que a faixa etária dos acidentados gira torno de 18 a 29 anos, ou seja, pessoas em período produtivo que se ausentaram do trabalho por meses e passaram um processo doloroso de recuperação, sem contar que alguns deles ficam mutilados para o resto da vida ou veem a óbito logo após entrada no hospital.

Na busca de evitar esses acidentes fiquem atento as seguintes dicas:

– Caso você tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica, nunca assuma a direção do veículo. Pegue uma carona com um amigo que não tenha bebido ou chame um táxi. Outra boa opção é nomear, entre os integrantes de sua turma ou família, o “amigo da vez”, e o escolhido não poderá beber para conduzir todos em segurança.

– Se for viajar, certifique-se que o seu veículo está em boas condições.

Respeite sempre a velocidade da via e a sinalização.

Não dirija se sentir cansaço ou sono.

– Motorista e passageiros devem usar o cinto de segurança e as crianças colocadas em cadeirinhas ou assentos de elevação.

– Motorista estejam atentos aos pedestres. Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas durante o Carnaval, o risco de atropelamento aumenta.

Pedestres, prestem atenção no trânsito e procurem atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre.

– Motociclistas não devem deixar de usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.

Não fale ao celular ou envie mensagens enquanto estiver ao volante;

Quando Procurar o Pronto Socorro da Santa Casa?

Casos de politraumatizados em geral, enfartes, acidentes vascular cerebral (AVC), traumatismo crânio encefálico (TCE), vítimas de violência por arma de fogo e arma branca, queimaduras e outros acidentes graves, estes são atendidos pelo hospital Santa Casa Cachoeiro, único da região especializados para atendimentos graves, demais procedimentos típicos do período, causadas por excesso de sol, consumo de alimentos a qual não estavam acostumadas e aglomeração de pessoas, devem ser primeiramente encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima, que avalia a gravidade do caso.