Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Falta de repouso pós-cirúrgico pode causar hérnia. Saiba mais sobre a doença

No último dia oito de setembro o presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma hérnia incisional. Essa foi à quarta operação desde que ele foi esfaqueado em setembro do ano passado durante a campanha eleitoral.

As cirurgias foram necessárias, mas podem ter causado um enfraquecimento na parede abdominal que contribuiu para o aparecimento da hérnia de Bolsonaro.

Segundo Drº Virllen Paschoal, cirurgião geral da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, coordenador do centro cirúrgico do hospital e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), os fatores que podem ocasionar o aparecimento de uma hérnia incisional são: a técnica cirúrgica, a falta de repouso adequado no pós-operatório, a parede abdominal fraca e a cicatrização devido a idade avançada, e, além disso, elas são mais comuns em mulheres, na faixa etária entre 30 e 60 anos.

“A hérnia incisional pode acontecer com qualquer pessoa que tenha feito uma cirurgia abdominal. Se o médico não tem a técnica adequada para fazer, os pontos podem se romper e aparecer a hérnia. O repouso também é importantíssimo, quando o paciente não faz o repouso e aumenta a pressão intracavitária, os órgãos são forçados na parede que está suturada e os pontos também se rompem”, explicou.

Em relação a idade, Drº Virllen afirmou que a musculatura de um idoso é incomparável a de um jovem, e geralmente tem grande falta de elasticidade, além da cicatrização mais lenta, fatores que podem contribuir para o rompimento da parede abdominal e dar espaço a uma hérnia.

 

 

 

Hérnia incisional

Para entender o que é uma hérnia incisional, Drº Virllen explica que é preciso antes saber que uma hérnia “É toda saída do seu local de origem”.

“Hérnia abdominal seria a protusão de algum órgão intracavitário por uma falha na parede abdominal, essa falha se dá o nome de anel herniário. A parede abdominal é integra, se houver uma falha ou algum orifício é por onde o conteúdo intracavitário vai sair”, esclarece o cirurgião da Santa Casa.

A hérnia incisional então é quando acontece essa saída do conteúdo por uma cirurgia prévia por uma incisão feita na parede abdominal.

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro