Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Diretoria da Santa Casa revisa planos de ações estratégicas


 

 

O conhecimento e o constante aprendizado são fundamentais para o amadurecimento, seja de empresas, pessoas ou organizações. Seguindo essa linha de raciocínio, foi realizado um workshop com um grupo de coordenadores de diversos setores da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. A capacitação foi ministrada pelo consultor Renato Pacheco, da RSP Consultoria.

Trabalhando a linha motivacional, uma das abordagens do encontro foi a construção de uma Análise SWOT do hospital. Também conhecida como Análise FOFA, SWOT, é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam respectivamente Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (FOFA). Desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford, a pesquisa consiste em analisar os pontos fortes e fracos da entidade e assim descobrir o planejamento estratégico necessário.

Durante o workshop, os participantes foram divididos em grupos e listaram as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificadas no hospital. Após essa etapa, os coordenadores foram orientados a fazerem reuniões em seus setores para que todos os colaboradores possam também opinar.

A ação é uma estratégia da nova diretoria instituída em janeiro deste ano, na busca de revisar o planejamento estratégico da instituição e traçar indicadores que possibilitem uma visão mais ampla da instituição, seus desafios e projetos a serem elaborados.

De acordo com o consultor Renato Pacheco a iniciativa visa  integrar as equipes para revisão do plano estratégico e definição de  planos de ações para o hospital. “Fazer um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo, esse é o nosso objetivo. Para isso, precisamos ter o envolvimento de todas as pessoas, definir objetivos claros e criar uma visão, uma missão do hospital comum a todas as pessoas” afirma.

No primeiro momento foi realizada conversa com coordenadores, médicos e enfermeiros, agora o workshop será direcionado aos demais com a ideia de atingir o máximo de funcionários, uma vez que  todos precisam ter conhecimento dos objetivos e metas que estamos traçando. “É fundamental o envolvimento e comprometimentos das lideranças junto aos demais para a execução do projeto”, concluiu Renato Pacheco.

Confira mais Notícias

Santa Casa faz treinamento para atender pacientes que tentaram suicídio

Cresce o número de vítimas de atropelamento atendidas na Santa Casa

Santa Casa promove palestras sobre educação financeira e assédio moral

Funcionários da Santa Casa aprendem como identificar violência doméstica

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa