Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Dia Mundial do Rim: Santa Casa usa teatro e palestras para alertar contra a doença renal cra´nica

No Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (10), a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou uma programação para alertar sobre a prevenção da doença renal crônica.

Durante o dia, o hospital promoveu palestras com médico (Dr. Vitor Moraes), psicóloga (Rosita Gaspar) e nutricionista (Lara Altoé) com temas importantes sobre a saúde renal.

Além disso, o professor de educação física Rodolpho Silva Maia deu um depoimento sobre a importância da atividade física na prevenção da doença.

O momento mais esperado foi a apresentação de uma peça teatral protagonizada pelos funcionários do setor de hemodiálise do hospital.

De forma descontraída e bem humorada, eles tiraram todas as dúvidas que envolvem a doença e as maneiras para cuidar da saúde renal.

"A doença renal crônica no início é assintomática, ou seja, no início não tem sintomas nenhum. Por isso a importância de rastreá-la. E as principais causas  são a hipertensão e o diabetes", explicou o médico nefrologista da Santa Casa Vitor Moraes.

O setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência para os pacientes do Sul do Estado. Diariamente são realizadas sessões em três turnos diferentes realizando uma média de 22 mil atendimentos por ano.

A enfermeira Elizabeth Salles, que atua no setor, afirmou que o trabalho realizado no hospital busca oferecer uma melhor qualidade de vida para o paciente.

"Esse trabalho iniciou há mais de 40 anos tendo como pioneiro o médico nefrologista Emanuel Patrício Ribeiro Gomes que sempre teve todo o cuidado com o serviço. E esse serviço só vem melhorando cada dia mais. Tudo que a Santa Casa procura fazer é melhorar não só a qualidade do tratamento, mas também prevenir para que outras pessoas não precisem fazer a hemodiálise", disse.

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho