Dia Mundial do Rim: Santa Casa usa teatro e palestras para alertar contra a doença renal cra´nica

No Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (10), a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou uma programação para alertar sobre a prevenção da doença renal crônica.

Durante o dia, o hospital promoveu palestras com médico (Dr. Vitor Moraes), psicóloga (Rosita Gaspar) e nutricionista (Lara Altoé) com temas importantes sobre a saúde renal.

Além disso, o professor de educação física Rodolpho Silva Maia deu um depoimento sobre a importância da atividade física na prevenção da doença.

O momento mais esperado foi a apresentação de uma peça teatral protagonizada pelos funcionários do setor de hemodiálise do hospital.

De forma descontraída e bem humorada, eles tiraram todas as dúvidas que envolvem a doença e as maneiras para cuidar da saúde renal.

"A doença renal crônica no início é assintomática, ou seja, no início não tem sintomas nenhum. Por isso a importância de rastreá-la. E as principais causas  são a hipertensão e o diabetes", explicou o médico nefrologista da Santa Casa Vitor Moraes.

O setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência para os pacientes do Sul do Estado. Diariamente são realizadas sessões em três turnos diferentes realizando uma média de 22 mil atendimentos por ano.

A enfermeira Elizabeth Salles, que atua no setor, afirmou que o trabalho realizado no hospital busca oferecer uma melhor qualidade de vida para o paciente.

"Esse trabalho iniciou há mais de 40 anos tendo como pioneiro o médico nefrologista Emanuel Patrício Ribeiro Gomes que sempre teve todo o cuidado com o serviço. E esse serviço só vem melhorando cada dia mais. Tudo que a Santa Casa procura fazer é melhorar não só a qualidade do tratamento, mas também prevenir para que outras pessoas não precisem fazer a hemodiálise", disse.