Dia Mundial do Rim: açao alerta para riscos da doença renal cra´nica

Na quinta-feira, 12 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. E para chamar atenção da população para os riscos da doença renal crônica, será realizada uma ação na Praça Jerônimo Monteiro, das 8 às 13h30, onde serão oferecidos diversos serviços de saúde.

A campanha tem o apoio da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e de outras instituições de saúde do município. No local, haverá uma tenta com profissionais que vão realizar teste de glicose e aferição de pressão.

Segundo o médico nefrologista da Santa Casa Vitor Moraes, a hipertensão e diabetes são as principais causas da doença renal crônica e que levam os pacientes para o tratamento de hemodiálise.

"Durante os testes, aquelas pessoas que apresentarem alguma alteração serão orientadas a procurar um laboratório para dosar a creatinina", explicou.

A orientação da campanha é para que sempre que o paciente for fazer exames de rotina, que peça ao médico que faça a dosagem, principalmente se existe um histórico familiar de doença renal crônica, diabetes, hipertensão, ter mais de 50 anos e apresentar infecções urinárias.

Outros sinais que precisam ser observados são inchaços sem causa aparente, sangue na urina, perda de peso, fraqueza, náuseas e crianças com dificuldades de crescimento.

Na tenda que será montada na praça, os profissionais também farão um trabalho educativo, com orientações sobre os sintomas e formas de rastreio da doença.

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos