A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários órgãos. Em muitos casos, a sepse é causada por complicações em quadros de pneumonia, infecção de urina, infecção renal, meningite, artrite e feridas cirúrgicas.
O Serviço de Controle de infecção hospitalar e a Unidade de terapia Intensiva da Santa Casa promoverá ação de conscientização para equipe multiprofissional e acompanhantes na busca de aumentar a percepção dessa doença. A ação será realizada no dia 14 de setembro as 13horas no Auditório do Hospital.
O objetivo da campanha é alertar os profissionais de saúde para a gravidade da sepse, além de promover o reconhecimento precoce da doença na adesão de medidas de prevenção e tratamento.
Você sabia:
A sepse é a principal geradora de custos nos setores públicos e privados, isto se deve a utilização de equipamentos sofisticados e medicamentos caros. Em 2003 foram gastos no Brasil R$17,34 bilhões para o tratamento.
A doença hoje é responsável por mais óbitos do que o câncer ou infarto agudo do miocárdio, o que se torna um agravante na área de saúde, pois são diagnosticados anualmente no Brasil cerca de 670mil casos. A letalidade brasileira é elevada, principalmente nas UTIs estudos mostram que 55,6% desses pacientes faleceram.