Consultoria promove mais transparência nos custos do hospital

Desde agosto do ano passado a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro conta com a consultoria da Planisa para dar mais transparência às operações de custo.

O suporte é realizado em tempo integral, auxiliado pela visita de um consultor específico, que ocorre mensalmente.

De acordo com o analista de custos da Santa Casa, Leonardo Ribeiro da Silva, a consultoria trouxe uma melhoria na apuração dos resultados gerenciais do hospital, assim como, a possibilidade de identificação de resultados por setor e credibilidade dos números perante a Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

“A expectativa com o projeto desenvolvido, além das melhorias proporcionadas, consiste em alcançar uma melhor negociação da contratualização com o Governo do Estado”.

A ideia surgiu do próprio governo estadual, através de uma parceria com os hospitais filantrópicos do Espírito Santo e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), com o intuito de padronizar o modelo de apuração de custos e obter transparência na gestão. Desta forma, todas as instituições terão a mesma forma de analisar e monitorar seus custos.

A orientação também proporcionou a capacitação de três colaboradores do hospital, pois a Planisa oferece um Curso de Introdução à Gestão de Custos e Resultados, em modalidade EAD com certificação.

A formação desenvolve competências relacionadas à gestão de custos por meio do conhecimento de metodologias e ferramentas de custeio. Desse modo, melhoram os resultados operacionais das instituições de saúde, otimizando recursos, assegurando a qualidade assistencial e a transparência na prestação dos serviços de saúde.