Comissao de Captaçao de órgaos da Santa Casa é premiada em evento estadual

A Comissao Intra Hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa Cachoeiro foi premiada durante o 2º Congresso Capixaba de Doaçao e Transplantes de órgaos e Tecidos , com o Título de CIHDOTT amiga do Transplante. A premiaçao deve-se ao brilhante trabalho executado pela Comissao da Santa Casa Cachoeiro, que é destaque em todo Estado.

Ainda durante o Congresso a Enfermeira Hilda Azeredo, Coordenadora da Comissao, ministrou palestra sobre relatos de experiências vivenciados pela equipe da Santa Casa e as ações desenvolvidas por meio de fluxograma de captaçao de órgaos. A médica, Dr. Alzimara Hemerly, falou sobre Hepatite A, e a Assistente Social Priscila Venturin participou de uma simulaçao de captaçao.

O 2º Congresso Capixaba de Doaçao e Transplantes de órgaos e Tecidos foi realizado pela Associaçao Pró Vidas Transplantes em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), reunindo aproximadamente 400 pessoas, entre representantes dos Centros de Transplantes, coordenadores intra-hospitalares, equipes e médicos de todas as áreas de transplantes (medula óssea, córnea, rim, fígado e coraçao).

O evento contou com a participaçao de nomes de referência nacional como o Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, presidente da Associaçao Brasileira de Transplantes de órgaos (ABTO), Dra. Maria Ignez Zanetti Feltrim, do Instituto do Coraçao de Sao Paulo (Incor-SP), e o Dr. Joel de Andrade, da Central de Notificaçao Captaçao e Distribuiçao de órgaos e Tecidos (CNCDO) do Paraná.

Situaçao dos Transplantes no Estado

De acordo com a Central de Captaçao Estadual, o transplante de órgaos avança a cada ano no Espírito Santo. De janeiro a novembro deste ano, foram realizados 299 procedimentos, contra 211 feitos no mesmo período de 2009, um aumento de 42%. Ainda segundo a central, também foi reduzida a perda de doaçao por negativa familiar, hoje a marca no Estado é de 17 doadores por milhao de habitantes índice que está acima da média nacional, que é de 11”.

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos