Centro de Estudos realiza curso de antibióticos

Realizado anualmente pelo Centro de Estudos do hospital Santa Casa em parceria com a Comissao de Controle de infecçao hospitalar- CCIH e a Unimed Sul Capixaba, o curso de uso racional de antibióticos marcará o início das comemorações de 30 anos de atuaçao do Centro de estudos da Santa Casa.

Ministrado pela renomada, Drª. Denise Marangoni, médica e professora de infectologia da UFRJ, o tema atualidades em terapia hospitalar–Discussao de casos clínicos adultos e pediátricos, será abordado durante os dois dias de evento, com data marcada para a próxima sexta-feira e sábado, 21 e 22/08.

O curso tem inscrições gratuitas e podem ser realizadas no Centro de Estudos da Santa Casa, pelo telefone 3511 07 68 ou pelo e-mail estudos@santacasacachoeiro.org.br. Cabe destacar que as vagas sao limitadas.

Dúvidas freqa¼entes quanto ao uso de antibióticos

1.a‰ permitido o consumo de antibiótico sem receita médica?

Nao. Para começo de conversa, o antibiótico é o medicamento indicado quando você foi infectado por uma bactéria. E só um médico consegue apontar se determinado problema foi mesmo causado por uma bactéria ou se é consequência do ataque de vírus e outros micro-organismos, contra os quais nenhum antibiótico fará o menor efeito. Sem contar que algumas bactérias sucumbem depressa a certos remédios, mas resistem a outros.

2. Um antibiótico serve para matar todo tipo de bactéria?

Nao. Cada micro-organismo é sensível a determinadas drogas e, ainda assim, para ser destruído vai exigir uma concentraçao e um período de tratamento específico. Moral da história: para cada bactéria, uma sentença.

3. Pode um antibiótico causar alergia, dor de cabeça e dor de esta´mago?

Pode. Fique claro: qualquer remédio pode ser o estopim de reações alérgicas. Alguns princípios ativos de antibióticos também irritam as paredes estomacais, gerando o desconforto, sensações de enja´o e alguns tratam tudo isso.

4. Mulheres grávidas podem tomar antibióticos?
Pode, mas com restrições. Alguns antibióticos sao, de fato, contra-indicados para gestantes. Nenhuma grávida deveria tomar esse tipo de remédio sem conversar com o obstetra. Ele é o profissional apto a indicar o que está liberado nesses nove meses.

5. Para evitar dores no esta´mago posso tomar antibiótico com leite ou suco de frutas?

Depende do antibiótico, alguns sao indicados para tomar juntamente com as refeições, outros nao, portanto antes de ingerir deve ser conversado com o médico.

6. Antibióticos estragam os dentes?
Sim. Alguns antibióticos, como os do grupo das tetraciclinas, deixam manchas marrons, que sao permanentes.

7. Para gripe suína é indicado o uso de antibióticos?

Nao, antibióticos tratam bactérias e nao vírus. Para Gripe Suína o remédio indicado é o Tamiflu.

Saiba mais

O primeiro antibiótico (a penicilina) foi isolado, um pouco por azar e astúcia, por Alexander Fleming e Charles La Touche em 1928. Mas só em durante a Segunda Guerra Mundial foi produzido e usado de forma generalizada, após descobertas de Howard Florey e Ernst Chain. Antes do fim da Guerra, este antibiótico foi responsável por salvar a vida de milhares de soldados, que de outra forma teriam sucumbido a infecções resultantes de feridas. Fleming, Florey e Chain receberam o prêmio Nobel da Medicina de 1945 pela descoberta da penicilina.