A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, pela primeira vez, realizou uma cirurgia de varizes a laser. O procedimento passará a ser feito no hospital apenas para pacientes particular.
De acordo com o cirurgião vascular Leonardo Rodrigues Santos, essa técnica é denominada ATTA ou ablação térmica totalmente assistida.
Segundo ele, o tratamento utilizando apenas o laser não há necessidade de cortes para retirada das varizes e não é injetada nenhuma química dentro da veia.
Para o procedimento, é utilizado uma técnica avançada, com materiais modernos e de última geração.
“Não há necessidade de repouso e o procedimento pode ser feito até no consultório com apenas uma anestesia local”, explicou.
Por ser uma técnica minimamente invasiva, que tem apoio de um aparelho de ultrassom, o paciente tem mais conforto e comodidade para realizá-la.
“A gente faz o procedimento no paciente, calça uma meia e ele vai para casa caminhando, sem a necessidade de repouso ou raquianestesia, que é aquela que é aplicada nas costas”, informou o médico.
O médico lembra que há casos em que o procedimento é feito no Centro Cirúrgico. A avaliação dos critérios é feita durante a consulta médica.