Após perceberem a importância de receber transfusão sanguínea, dois amigos estiveram na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro nesta segunda-feira para reforçar o estoque de sangue do hospital.
A data escolhida foi exatamente a que há um ano os dois sofreram um acidente de moto.
Naor Simão Santos sofreu um acidente de moto junto com o amigo Anderson Luiz da Silva quando voltavam de uma Cachoeira. Os dois perderam o controle e bateram em um caminhão.
Desde então Naor, que viu o amigo precisar de várias bolsas de sangue, passou a ser um doador de sangue.
A irmã de Anderson e amigos também foram convidados para fazer a doação.
"Antes do acidente eu já doava e já tinha noção da importância de doar sangue. Um dia a gente precisou e outras pessoas também podem precisar. E é um gesto que ajuda a salvar vidas", disse Naor.
Estoque
É nesta época de feriados de fim de ano que aumenta a demanda de pessoas que precisam de transfusão. No entanto, é nessa época também que o número de doações diminuem.
A enfermeira responsável pelo banco de sangue, Cíntia Pimenta, explicou que nesse período as pessoas acabam viajando e acabam não fazendo a doação.
"Precisamos aumentar nossos estoques para que a gente consiga atender toda a população que possa vir a precisar de transfusão durante os feriados de fim de ano".
Nesta segunda-feira, o estoque de todos os típos sanguíneos estão em alerta.
A enfermeira explicou que o banco de sangue funciona de segunda a sexta, das 7 às 16 horas. E aos sábado, das 7 às 11 horas.
No entanto, o serviço vai funcionar em horário especial nos dias 24 de dezembro e 01 de janeiro, das 7 às 13. Nos dias 25 e 01 o atendimento será interno para os pacientes.
Serviço:
Horário de Atendimento:
2ª a 6ª feira – 07:00 às 16:00h
Sábado – 07:00 às 11:00h
Horário especial de fim de ano
Dia 24 de dezembro – 7 às 13 horas
Dia 31 de Janeiro – 7 às 13 horas
Dias 25 de dezembro e 01 de janeiro o atendimento será interno exclusivo para pacientes.
Informações:
(28) 2101-2123