Aconteceu nessa quinta-feira (21) o III Simpósio Interdisciplinar em Terapia Intensiva promovido pela Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. O encontro reuniu diversos profissionais e acadêmicos da área da saúde no auditório do hospital.
Segundo Drº Rafael Salgado, médico intensivista responsável pela UTI da Santa Casa e presidente do Simpósio, o objetivo do evento é apresentar para o público a importância do atendimento ao politraumatizado. Esse serviço é feito por uma equipe multidisciplinar treinada para que se possa alcançar um desfecho positivo no atendimento inicial que é onde ocorre a maior mortalidade dos pacientes.
“Os pacientes vítimas de trauma tem pouquíssimo tempo para que possamos atendê-lo e essa primeira intervenção precisa ser muito eficaz. Nosso objetivo é capacitar e mostrar para a sociedade como a Santa Casa é habilitada e como tem profissionais totalmente qualificados para lidar com esse tipo de patologia.”
A programação do Simpósio trouxe temas como: Traumas e Emergências, Nefrointensivismo, sepse e diversos outros assuntos relacionados a terapia intensiva e traumas.