Campanha do Hemocentro Santa Casa alcança metas

Na última semana os dias do Hemocentro da Santa Casa Cachoeiro foram de grande movimento. O motivo foi a comemoraçao do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, que contou com uma programaçao especial para seus doadores.

Tendo início na terça-feira 24/11, com o evento “Um Dia pela vida”, realizado na Praça Jera´nimo Monteiro, onde colaboradores do hospital ficaram o dia inteiro fazendo aferimento de pressao, cadastro e pré-triagem para possíveis doadores de sangue, que contaram com um carro para levá-los até o hemocentro. No dia 25 o fluxo de doadores foi bem elevado. Já na sexta-feira, 26/11, o dia foi para os colaboradores do hospital que surpreenderam com o número de doações. Durante toda a campanha foi exposto um banner com  a escrita “Eu da´o sangue por esta causa”, no qual todos doadores assinavam.

A proposta do hemocentro da Santa Casa foi de sensibilizar novos doadores e fidelizar os já existentes, haja vista, que nas últimas semanas a escassez de sangue, especialmente de RH negativo, era grande. A campanha fez grande sucesso, atingindo nao só a cidade de Cachoeiro como também s municípios vizinhos.

Todos os que passaram pelo hemocentro puderam desfrutar de um lanche todo especial durante os três dias, com torta, bolo, salgados, refrigerante e várias outras guloseimas para abastecer os “salva-vidas”. O hemocentro também preparou folder´s e panfletos de conscientizaçao

Saiba Mais

A doaçao de sangue consiste na retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de material descartável, de uso único e estéril, com duraçao de 30 minutos incluindo a triagem clínica e o processo de coleta.

Doar sangue é simples, rápido e nao dói, todo ser humano em boas condições de saúde pode e deve doar sem qualquer risco ou prejuízo.Todos os dias acontecem acidentes, pessoas sofrem cirurgias de urgência, ficando a espera dos que façam um gesto de solidariedade que lhes devolva a vida. O que muitos também nao sabem é que nao é só em fatalidades que se utiliza a transfusao sanguínea, mas em varias situações, como em tratamentos de queimaduras, em hemofílicos e renais cra´nicos que necessitam de hemodiálise.

O sangue é o principal responsável pelo funcionamento do nosso organismo. Desta maneira, quem precisa de sangue sempre depende de quem doa, já que nao é possível ainda substituir o sangue por um derivado sintético.

Você pode ser um doador:

• Se tem mais de 18 e menos de 60 anos;
  • Se seu peso for superior a 50 kg;
  • Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
  • Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias;
  • Se nao estiver grávida;
  • Se nao estiver amamentando;
  • Se já passou pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
  • Se você nao teve Hepatite após os 10 anos de idade;
  • Se você nao teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
  • Se você nao teve malária ou esteve em regiao de malária nos últimos 6 meses;
  • Se você nao sofre de Epilepsia;
  • Se você nao tem ou teve Sífilis;
  • Se você nao é diabético;
  • Se você nao tem tatuagens recentes
  • Se você nao recebeu transfusao de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
  • Se você nao ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doaçao;
  • Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
  • Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doaçao.
  • Se nao manteve relações sexuais de risco.

Observaçao: Se estiver tomando medicações favor trazer o nome do remédio.

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos